Construindo um mundo melhor

·

Ivanira Maria de Miranda observou, em João Pessoa (PB), jovens espíritas realizando eventos com  bons resultados. Ela era diretora do Departamento de Juventude da CEE – Comissão Estadual de Espiritismo e estudante de jornalismo da Universidade Católica, no Recife. Sugeriu, então, que os jovens fizessem algo parecido. Lá, na Paraíba, é jornada. Aqui seria semana. A CEE aprovou a ideia por unanimidade. Em 1966, tivemos a 1ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco. E, em 1967, a formatura (jornalismo) de Ivanira. A 2ª Semana ocorreu dois anos depois, em 1969, devido ao regime político vigente na época. O evento, que continuava a contar com a experiência e o apoio dos mais antigos, acontecia anualmente e, em 1990, tivemos a 23ª Semana. Aí, parou. Não se sabe o motivo ou motivos. Alguns participantes desencarnaram, outros viajaram, além dos que assumiram novos compromisso. O importante é que a semana voltou. Tema central: Jovens Construindo um Mundo Melhor. Entrada franca.

A 24ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco está diferente: reunindo jovens, desde a primeira semana! Esta retomada, em 2012, é um acontecimento histórico, com boas recordações e aprendizado. Começou às 19h30 do dia 15 de outubro, no Grupo de Fraternidade Espírita Ouro Preto, em Olinda, com palestra de Rodrigo Sales. Prosseguiu nas instituições: Escola Esp. Maria de Nazaré, no arruda; Escola Esp. Francisco de Assis, Camaragibe; Associação Municipal Espírita de Abreu e Lima e Abrigo Esp. Batista de Carvalho, em Jardim São Paulo, com palestras de Zara Coinga, Nadja Naira, Maristela Lima e Alexandre Salsa, respectivamente. Na CEE, das 8 às 17h, várias atividades, quando psicólogos, músicos e artistas debateram temas da atualidade. Teve almoço grátis para todos. O ponto alto, domingo, 21 de outubro, das 9 às 13 horas, na CEE, à Rua Iguatu, 135, Campina do Barreto (fones: 3082-0481 e 3427-2328) com várias atividades, grande confraternização de jovens de todas as idades e homenagens aos primeiros, aos que fundaram este evento na década de 60.

No decorrer da semana, houve a introdução do Projeto 7 dias com Você, jovem! O objetivo é promover uma maior integração, dinamização, união e fortalecimento dos grupos de juventudes espíritas.

O programa radiofônico espírita Terceira Revelação teve mais um Encontro de Arte e Cultura, no dia 21, das 9 às 14h. Seminário: Depressão, com a psicóloga Marise Morais. E, mais: Grupos Brincantes da Luz e Voz e Caridade. Literatura, artesanato, lanches, venda de livros, diversão para crianças e muito mais. Local: Centro Espírita Moacir, em Casa Amarela. Fone: 8503-6015.

3º Encontro de Literatura Espírita de Pernambuco, no sábado (3/11/2012), em Moreno. Três notáveis expositores vão mostrar o valor da cultura espírita. Realização: Centro Espírita Nove de Outubro. Local: Clube Societé, na Praça da Bandeira, 49, das 8h30 às 18h. Coordenação: Audenoura Sabino. Fone: 3482-7480, 3481-3537.

Expositores: Ney Prieto Peres (SP); tema: A prática do Autoconhecimento na Literatura Espírita. Francisco de Assis Santiago Rodrigues (PE): Literatura Espírita, Expressão do Mundo Invisível Orientando Almas. Clóvis Nunes (BA): As Múltiplas Faces da Comunicação com os Espíritos – Transcomunicação – Oportunidades de Aprendizado.

Música: Grupo Paco Kaj Amo e Tadeu Proens. Inscrição: R$ 25,00 (incluso almoço).

Os eventos comentados nesta crônica ajudam na construção de um Mundo Melhor para todos.

Nilton Santos é membro do Núcleo Espírita Bittencourt Sampaio, no Monteiro, Recife – matéria publicada no Jornal do Commercio do dia 21/10/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s